segunda-feira, 13 de julho de 2015

O problema que o Fed criou para as Bolsas dos EUA que pode estourar em breve - InfoMoney

O problema que o Fed criou para as Bolsas dos EUA que pode estourar em breve - InfoMoney





Marcos Doniseti Vicente
InfoMoney ·

Porque os EUA estão próximos da implosão de mais uma Bolha especulativa no mercado de ações!

Como se não bastasse a China, agora vem a público a informação de que os EUA também viveram uma significativa Bolha Especulativa em suas Bolsas de Valores nos últimos anos e cuja formação foi estimulada (como sempre) pelo FED, que adotou uma política de Juro Zero a fim de estimular a retomada do crescimento econômico dos EUA.

O resultado é que as empresas aproveitaram a onda para pegar dinheiro emprestado a 0% ao ano e o utilizaram não para promover investimentos produtivos, mas para comprar ações delas mesmas, gerando uma forte valorização das ações, o que ocorreu num patamar muito maior do que o desempenho da economia real poderia justificar.

Traduzindo: Formou-se uma nova Bolha Especulativa nas Bolsas de Valores dos EUA e, agora, ela está se aproximando do seu fim, segundo pessoas que entendem do assunto, como são os casos de Jane Yellen (presidente do próprio FED) Nouriel Roubini (que previu a crise de 2008 com vários anos de antecedência), Lawrence Summers (ex-Secretário do Tesouro dos EUA) e de Robert Shiller, Prêmio Nobel de Economia, entre outros.

E quando isso acontece, ou seja, a implosão de uma Bolha Especulativa, sempre temos o início de uma nova crise econômica, financeira e social.

Na crise anterior, de 2007-2008, os governos dos EUA e da Europa injetaram cerca de US$ 20 trilhões a fim de salvar os sistemas financeiros privados das duas economias, que literalmente faliram com a crise.

E agora, será possível fazer isso novamente, num momento em que os governos dos EUA e da UE já acumularam dívidas públicas imensas (que chegam a passar de 100% do PIB em vários países, como são os casos dos EUA, Itália, Portugal, e Grécia)?

Além disso, o governo chinês também estimulou a formação de uma Bolha Especulativa na Bolsa de Xangai e que, agora, também está implodindo.

E a UE ainda está longe de se livrar dos tráficos efeitos provocados pela crise iniciada em 2007-2008. A crise da Grécia está aí para provar isso.

Portanto, as três maiores economias do mundo estão prestes a mergulhar em uma nova crise econômica, financeira e social. E se isso acontecer, então a mesma ocorrerá antes mesmo que os efeitos da crise anterior tenham sido superados.

Os sinais são mais do que evidentes: Ou o Capitalismo passa por mudanças significativas, e rapidamente, ou então o mesmo poderá caminhar para um desastre de proporções apocalípticas e isso poderá vir a acontecer muito em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário